Como seu bebê está crescendo
O bebê está agora engordando e virou uma coisinha meio gosmenta -- uma substância oleosa chamada verniz caseoso ou vérnix cobre todo o corpo dele, a fim de proteger a pele da prolongada submersão no líquido amniótico. Alguns bebês chegam a nascer ainda cobertos por ele.
A cada dia que passa, ele engole mais líquido amniótico, o que é um ótimo treino para o sistema digestivo antes da alimentação de verdade. Nestas semanas, o bebê também produz em sua barriguinha uma substância conhecida como mecônio.
De cor negra ou verde bem escura, o mecônio é formado por células mortas, secreções do estômago e o líquido amniótico engolido. Ele se acumula nos intestinos e aparecerá depois na primeira fralda que você trocar.
Como fica sua vida
Literalmente sem fôlego? Pondo a língua para fora depois de subir uns meros degrauzinhos? Um pouco falta de ar é normal e pode até piorar à medida que o útero cresce e pressiona os pulmões, mas fale com seu médico se isso se agravar demais.
Outra coisa importante nesta fase é a ingestão de uma quantidade suficiente de ferro. O bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos. Entre os alimentos ricos em ferro estão carnes vermelhas magras, frango, peixes e lentilha.
Só tome suplementos vitamínicos se eles tiverem sido recomendados pelo obstetra.
Exercícios
Veja como se proteger suas costas e aprenda alguns exercícios para melhorar eventuais dores no dia-a-dia.
Se você pratica ginástica regularmente, fique de olho para não exagerar na dose. Conheça os sinais de perigo e pare se começar a ficar ofegante, vermelha demais ou sentir tonturas.
Para quem não está acostumada a atividades físicas, uma caminhada ao ar livre ou em um parque já faz uma grande diferença para o corpo, assim como a mente.
Pratique também exercícios para os músculos do assoalho pélvico , uma atividade que pode ser realizada em casa mesmo, a qualquer hora. Esses exercícios internos podem ajudar na hora do parto normal, e mesmo depois.
Comentários
Postar um comentário